segunda-feira, 20 de julho de 2009

Oficina 5: Mergulho no texto e produção textual

6º ENCONTRO: 17/07/09 – OFICINA 5 – TP4 – UNIDADES 15 E 16.

1) Discussão sobre o conteúdo tratado nas Unidades 15 e 16.
Mergulho no texto.
Por que e pra que perguntar.
Como chegar à estrutura do texto?
Quando queremos aprender.
A produção textual crenças, teorias e fazeres.
Escrita, crenças e teorias.
O ensino da escrita como prática comunicativa.
A escrita e seu desenvolvimento comunicativo.

2) Leitura e atividades propostas a partir do texto referência: Por que meu aluno não lê?

3) Socialização das experiências vividas com a aplicação das atividades propostas na seção Avançando na Prática.

4) Análise dos descritores que norteiam as questões da Prova Brasil e algumas questões do último exame.

5) Montagem de um painel com cartões contendo palavras chaves sobre o filme Narradores de Javé.

6) Avaliação da oficina.

7) Lição de casa: Ler e preparar atividades do TP5, Unidades 17 e 18.

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:

Esse encontro foi muito produtivo, pois nesta etapa pudemos socializar nossas maiores angústias, principalmente sobre o fato de nossos alunos não lerem. Discutimos bastante sobre a importância da leitura e da escrita na vida de qualquer pessoa e ponderamos o fato de que precisamos intensificar o processo de letramento de muitos de nossos alunos. Outro aspecto que nos chamou muita atenção foi o abordado pela escritora Lygia Bojunga Nunes a respeito de seus textos escritos durante seu processo de escolarização e as intervenções feitas pela professora em suas produções. Muitos de nós fazemos as mesmas intervenções feitas por aquela professora e algumas achamos que ainda sejam necessárias.
Apresentamos, uns para os outros, amostras de escrita de alguns de nossos alunos e fizemos uma análise conjunta do registro de escrita de alguns deles. Pudemos observar que as dificuldades apresentadas por nossos alunos são muito parecidas e que devemos trabalhar bastante com propostas de atividades escritas como práticas comunicativas sempre contextualizadas.
Nesta oficina também tivemos a oportunidade de analisar a Matriz de Referência de Língua Portuguesa nos seus tópicos e descritores de 4ª série/5º ano e 8ª série/ 9º ano do Ensino Fundamental e algumas questões que caíram no último exame da Prova Brasil. Fiquei de conseguir junto ao NAE (Núcleo de Apoio ao Ensino) uma cópia dessas questões ou mesmo o Caderno do MEC contendo as Matrizes de referência, temas, tópicos e descritores. Segundo informações recebidas no próprio NAE, cada escola havia recebido tais cadernos, mas os professores ainda não tinham tido a oportunidade de analisá-los.
A nossa análise do filme foi maravilhosa, pois fomos montando um painel a partir das impressões que o filme nos deixou à luz das palavras chaves apresentadas. Foi interessante perceber como um mesmo filme desperta impressões diferentes nas pessoas e a montagem desse painel muito acrescentou na nossa análise individual, porque a partir dos cartõezinhos íamos falando sobre a leitura que fizemos do enredo do filme.

EXPOSIÇÃO OUVIR INTERAÇÃO INJUNÇÃO DESFECHO
TEXTO CIENTÍFICO ESCRITA CLÍMAX CONFLITO ARGUMENTO
ALFABETIZAÇÃO FALAR CRENÇAS LINGUAGEM ESCRIVÃO
DESENVOLVIMENTO NARRAÇÃO DEBATE CANAL PREDIÇÃO
DIVERSIDADE MEMÓRIA CÓDIGO TRADUTOR CONTEXTO
VISÃO DE MUNDO REFERENTE FATO DESCRIÇÃO EXPERIÊNCIA
VOCABULÁRIO OPINIÃO LÍNGUA EMISSOR LETRAMENTO
COMUNICAÇÃO DEVERES HUMOR MENSAGEM CIDADANIA
CRESCIMENTO EMISSOR RECEPTOR CULTURA INFERÊNCIA
INCULTURAÇÃO TEMPO AMBIENTE DIREITOS OPORTUNIDADE
LEITURA VEZ E VOZ

Um comentário: