sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ampliando nossas referências

Questões sobre o texto de referência (TP3 - P.45-47)
GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE (Luiz Antônio Marcuschi)

1. Por que gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa?
Porque os gêneros estão vinculados à vida cultural e social do indivíduo e se caracterizam como eventos maleáveis e dinâmicos, ou seja, variarão em função das diversas necessidades de comunicação dos indivíduos.
2. Por que os gêneros são caracterizados como práticas discursivas, ou práticas sociocomunicativas, e não como práticas linguísticas?
Porque é justamente na prática da comunicação, ou seja, no processo de interação com o próximo que os gêneros textuais surgem nas mais variadas formas linguísticas. Os gêneros não se caracterizam por aspectos formais, sejam eles estruturais ou linguísticos e sim por aspectos sociocomunicativos e funcionais.
3. A palavra "suporte" aparece várias vezes no texto para designar algo ligado ao texto e ao gênero. A partir do contexto, a que você acha que ela se refere? Dê alguns exemplos:
Suporte seria o ambiente em que os textos aparecem que ajuda a determinar seu gênero, como por exemplo, o veículo, o canal, o objeto concreto onde se apoia o texto: livro, revista, site na internet, etc.
4. A partir do que diz o texto, como você acha que surgem novos gêneros?
Os novos gêneros surgem a partir das inovações culturais do uso de novos meios de comunicação, mas não são completamente "novos", pois se apoiam em gêneros já conhecidos e praticados. O que ocorre, segundo Bakhtin, é a "transmutação dos gêneros e a assimilação de um gênero por outro gerando novos".
5. Por que desaparecem gêneros antigos?
Porque deixam de ser praticados, perdem a relevância cultural quando novas tecnologias surgem e oferecem novas opções de suporte e processo de construção/produção textual.
6. Como se comportam os novos gêneros em relação às fronteiras entre a oralidade e escrita?
Os novos gêneros tendem a desfazer as fronteiras entre oralidade e escrita, criando certo hibridismo, integrando signos de várias naturezas.
7. Que aspectos podem servir de critério para a classificação de um gênero?
Aspectos formais (linguísticos e estilísticos) ou funcionais (culturais), o próprio suporte ou ambiente ou ainda seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário