quinta-feira, 2 de julho de 2009

Memorial

MINHA VIDA...MINHA HISTÓRIA

Mônica Ribeiro da Silva Fogaça

Nasci em Nova Friburgo, fui criada em Silva Jardim e cresci brincando na terra, jogando bola, empinando pipa, subindo nas árvores e imaginando mundos do faz-de-conta para que minhas brincadeiras se tornassem mais autênticas e emocionantes.
Filha de mãe professora e pai que de tudo sabia fazer um pouco, logo fui inserida no mundo das letras, pois minha casa vivia repleta de livros e de alunos para quem minha mãe Cecília dava aulas particulares. Minha mãe alfabetizou muitas crianças em casa, inclusive eu e minhas irmãs.
Não gostei muito de freqüentar o Jardim de Infância e minha experiência na 1ª série não foi tão boa assim, pois já sabia ler e escrever e era enfadonho ter que fazer todas aquelas liçõezinhas intermináveis da “Cartilha Pompom, meu gatinho”.
Quarta filha de um casal que teve seis meninas, vivia cercada de crianças mais velhas e mais novas e brincávamos muito de escolinha. E nessa escolinha do faz-de-conta, adivinha qual era meu ofício? Isso mesmo: PROFESSORA, com direito a livros, cadernos, quadro negro, giz, apagador e muitos aluninhos... Era muito bom brincar de ensinar e com isso fui aprendendo a gostar do magistério.
Estudei no Colégio Estadual Sérvulo Mello até a 4ª série e logo depois tive que fazer uma prova de admissão para estudar num colégio particular em Rio Bonito, cidade vizinha. No Colégio Cenecista Manuel Duarte, estudei de 5ª à 8ª série e logo após fiz o Curso Normal.
Depois de formada, com apenas 17 anos, ingressei na Faculdade de Pedagogia em Itaboraí, fiz um concurso público para a Prefeitura Municipal de Silva Jardim e fui dar aula no interior. Lembro-me de que a escola ficava muito longe de minha casa e eu tinha que pegar carona em um caminhão que transportava leite das fazendas e que me deixava na beira da BR101 e eu ainda tinha que andar 6 km para chegar à escolinha, que nessa época funcionava em uma casa de colono da fazenda de Maratuã, interior de Silva Jardim. A classe era multisseriada e a escolinha muito pobrezinha, tal qual a comunidade, mas essa pobreza material não ofuscava o brilho dos olhos de meus alunos e eu era A PROFESSORA. Quanto carinho, quanta experiência nova, mas também quanto temor de não estar fazendo tudo o que aquelas crianças mereciam, pois elas tinham sede de saber, elas queriam aprender a ler, escrever e fazer conta. Essa era a meta de meus alunos e eu estava ali para ajudá-los a realizar esse sonho.
Fiquei nessa escolinha menos de um ano, pois quando chegou o recesso de julho, fui transferida para trabalhar na Secretaria Municipal de Educação, pois eles estavam precisando de um auxiliar administrativo. Mas não abandonei a sala de aula, pois fiz outro concurso público estadual e voltei a dar aula em Maratuã, só que numa escolinha mais perto da BR101 e dava para ir e voltar de carona até a escola. Nessa escola estadual também dei aula para uma turma multisseriada, eu era professora e diretora daquela escolinha. E essa experiência fez com que me interessasse, naquela época, pela área de Administração Escolar. Dessa forma, escolhi, no Curso de Pedagogia, essa especialização.
Entrei num concurso de remoção e consegui ser transferida três anos depois para uma escola no centro da cidade, o Colégio Estadual Sérvulo Mello, onde dei aula para uma turma de 3ª série e depois fui desviada de função para dar aula de 5ª à 8ª série. Na época era muito comum acontecer esse desvio de função, mesmo sem formação específica. Dei aulas de várias disciplinas: História, Português, Matemática, Artes, Educação Física, mas o que mais me encantou foi a Língua Portuguesa. Cheguei a fazer os Estudos Adicionais em Ciências e Matemática, mas ao retornar à universidade, resolvi fazer Letras: Português e Inglês. E quanto ao Inglês, tive que começar do zero, pois não tinha formação nenhuma nessa área. Fiz meu segundo curso de graduação na Universidade Salgado de Oliveira, em São Gonçalo.
Nessa época, comecei a dar aula de Português e de Inglês na rede particular de ensino, no Centro de Ensino Professor de Souza Herdy, em Silva Jardim.
Fiz o Curso de Docência Superior em nível de Pós-Graduação na Universidade Cândido Mendes e através de um estágio de observação na Universidade Unigranrio, em Silva Jardim, fui contratada como Professora Assistente para dar aulas de Língua Portuguesa, Comunicação na Empresa e Literatura Infantil, nos Cursos de Direito, Administração, Informática, Pedagogia e Tecnológico de Meio Ambiente.
Tive a oportunidade de fazer parte de uma equipe técnica de apoio pedagógico na Secretaria Municipal de Educação, em Silva Jardim e fui formadora do PROFA, um curso de formação continuada ministrado para professores alfabetizadores.
Logo após, fiz outro Curso de Pós-Graduação na FERLAGOS, em Cabo Frio, na minha área de Letras: Português e Literatura.
Atualmente dou aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Disciplinas Pedagógicas para o Curso Normal, no Colégio Estadual Sérvulo Mello e trabalho com Língua Portuguesa nas turmas da EJA, Fases VI,VII e VIII, no C.E.P.M. Profª Vera Lúcia Pereira Coelho. Também estou atuando como formadora do GESTAR II – Língua Portuguesa, em Silva Jardim e estudando Teologia, em Rio Bonito, no Instituto Estrela da Evangelização da Arquidiocese de Niterói.

2 comentários: