4º ENCONTRO: 19/06/09 – OFICINA 3 – TP3 – UNIDADES 11 E 12.
1) Debate sobre o desenvolvimento dos assuntos e das atividades propostas nas unidades estudadas.
2) Apresentação dos slides com o resumo da parte teórica abordada nas unidades seguida de discussão sobre os assuntos e atividades propostas.
Unidade 11: Tipos textuais.
Unidade 12: A inter-relação entre gêneros e tipos textuais.
3) Análise das sequências tipológicas em textos.
Atividade 5 da Unidade 11: Texto – Fuga (Vidas Secas de Graciliano Ramos)
Atividade 4 da Unidade 12: Texto de Luís Fernando Veríssimo.
4) Análise do texto Composição: O salário mínimo (Jô Soares)
5) Avaliação da oficina.
6) Reflexões para a próxima oficina:
O que é LETRAMENTO?
Como você acha que leitura, escrita e letramento se relacionam?
7) Lição de casa: Ler e preparar atividades do TP4 – Unidades 13 e 14.
AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:
Hoje conversamos bastante sobre seqüências tipológicas e gêneros textuais. Foi engraçado constatar o nosso equívoco ao trabalharmos com textos narrativos, descritivos e dissertativos e limitar nosso trabalho na interpretação muitas vezes através de questões oferecidas pelos livros didáticos e não aprofundarmos a questão dos gêneros e das sequências tipológicas num só texto. Também discutimos sobre as propostas de produção textual, pois elas são apresentadas a nossos alunos de maneira muito estanque, como por exemplo, pedir que o aluno faça como exercício de redação um texto descritivo, ou um texto narrativo, ou ainda um texto dissertativo, como se fosse possível escrever um texto exclusivamente descritivo, narrativo ou dissertativo.
Socializamos também ideias sobre Narração, Descrição e Dissertação apresentadas pelos autores Platão e Fiorin, em sua obra Para entender o texto, unidade 3 – Tipos textuais – páginas 289 a 307 e analisamos as várias propostas de redação apresentadas por esses autores.
Os cursistas e eu comentamos sobre as atividades da seção Avançando na Prática que estamos aplicando com nossos alunos e o retorno que estamos tendo em relação a essas propostas.
Nossas discussões têm sido muito enriquecedoras e nossas oficinas têm sido muito produtivas. Temos amadurecido bastante essas ideias trazidas pelo Gestar e com certeza elas já estão surtindo efeito em nossa prática, porque as habilidades e competências que estamos pretendendo desenvolver em nossos alunos têm sido experimentadas por nós mesmos com nossa leitura, análise e produção textual constante, seja oral ou escrita, para cumprirmos as tarefas do curso, sempre com intencionalidade sociocomunicativa.
A análise do texto de Jô Soares sobre o salário mínimo foi interessantíssima e hilária. Amamos fazê-la.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário