sábado, 4 de julho de 2009

1º Encontro em Silva Jardim

1º ENCONTRO: 15/05/09 – APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

1) FALA INICIAL DA ASSESSORA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: Elizete Pires

2) TEXTO: Gaiolas e asas – Rubem Alves
Leitura partilhada.
Reflexão.

3) DINÂMICA: Apresentação dos presentes, com trabalho de recorte e colagem de forma bem criativa dos nomes dos cursistas, contextualizando com o conteúdo da leitura inicial.

4) APRESENTAÇÃO do programa através de slides no Datashow.

5) VÍDEO: O Saber e o Sabor.

6) LIÇÃO DE CASA: TP3 – Unidades 9 e 10.
· Ler e fazer as atividades.
· Aplicar atividade da seção Avançando na Prática e trazer relatório conforme a orientação da Lição de Casa.


AVALIAÇÃO DO 1º ENCONTRO:

O encontro foi muito produtivo, os cursistas se sentiram bem à vontade para partilharem sua dúvidas, angústias, problemas e experiências.
Neste dia, contamos com a presença de uma assessora da Secretaria de Educação, que deu abertura aos trabalhos, dando as boas vindas aos cursistas (Somente do Gestar de Português, pois o formador de Matemática daqui estava com alguns problemas a serem ainda resolvidos no âmbito administrativo). Durante a fala de Elizete, representante da Secretaria, ela deu as boas vindas aos cursistas e esclareceu-nos dúvidas sobre: disponibilidade de material (papel, xérox, ...) para desenvolvermos atividades do curso e aplicarmos nas nossas respectivas turmas e ainda nos explicou sobre a impossibilidade da Secretaria nos oferecer o lanche durante as oficinas.
Logo após, lemos e partilhamos ideias sobre o texto "Gaiolas e asas" de Rubem Alves. Foi um momento muito rico de reflexão e partilha de angústias. Abordamos os seguintes aspectos:
Escolas que são gaiolas x escolas que são asas.
Noção de prisão x noção de liberdade.
Quem são os alunos tigres? Quem são os alunos pássaros?
Opressão na escola = muralha de tijolos.
Angústias do professor na sua prática pedagógica.
Teoria utópica x prática desarticulada.
Cultura de morte x cultura de vida.
Escola gaiola = sofrimento, controle, dominação, submissão.
Escola asa = ousadia, liberdade, aprendizagem encorajada.
Necessidade urgente: educação que supra seus alunos de ferramentas e brinquedos.
Nesta ocasião também desenvolvi com eles uma dinâmica de apresentação, utilizando recortes de revistas a partir do próprio nome de cada cursista. Durante a dinâmica, os cursistas tiveram a oportunidade de trabalhar com bastante criatividade e autonomia e pude observar que eles relacionaram muito bem as idéias refletidas na atividade anterior com sua história de vida pessoal e profissional. Eles exploraram muito bem as linguagens verbal e não-verbal.
Também apresentamos em slides as informações sobre o Guia Geral. Inclusive usei o material disponibilizado por minha tutora Viviane Ramalho.

Quando os cursistas receberam o material, ficaram um pouco apavorados com a quantidade de livros, mas reforcei a ideia já apresentada de que se trata de um curso semi-presencial e que muitas leituras e estudo aconteceriam num horário estipulado por eles mesmos, dentro de sua realidade.
Entreguei também a eles um cronograma com as datas e horários das oficinas e atendimento ao Projeto. Esse atendimento acontecerá, por ora, no NAE (Núcleo de Atendimento ao Ensino) e, num segundo momento, nas escolas.
Não deu tempo, neste dia, de passar o vídeo “O saber e o sabor” para todos os cursistas, por esta razão deixei para iniciar o 2º encontro com o mesmo.
Nosso próximo encontro ficou agendado para o dia 22/05/2009.
Nossos cursistas são:
Aldana Carvalho Pires – Escola Estadual Municipalizada Imbaú.
Irlany Florenzano do Couto Ribeiro – C.E.P.M. Profª Vera Lúcia Pereira Coelho.
Liane Garcia da Silva Gomes – C.E.I. Adail Maria Tinoco. (Profª de 1º ao 5º ano de escolaridade, formada em Letras, sem atuação no 2º segmento)
Luciana da Conceição – E.E.M. Gaviões.
Jomar Coimbra Cardoso – C.E.P.M. Profª Vera Lúcia Pereira Coelho.
Márcia Cristina Coelho – C.E.P.M. Profª Vera Lúcia Pereira Coelho.

Obs. As cursistas Liane e Luciana só entraram a partir do 3º encontro, mas fizemos reposição dos assuntos abordados nos dois primeiros encontros no dia 12/06.

Nenhum comentário:

Postar um comentário