sábado, 4 de julho de 2009

Oficina 1: Gêneros Textuais

2º ENCONTRO: 22/05/09 – OFICINA 1 – TP3 – UNIDADES 9 E 10.

1) Retorno ao vídeo “O Saber e o Sabor” assistido no Laboratório de Informática.
· Análise do conteúdo à luz das anotações feitas pelos cursistas.

2) Socialização da leitura e impressões das unidades 9 e 10 – Gêneros textuais.
· Apresentação de slides com o resumo das questões teóricas abordadas nas unidades.
· Unidade 9: Gêneros textuais.
· Unidade 10: Trabalhando com gêneros textuais.
· Debate sobre essas questões a partir dos resumos vistos nos slides.

3) Relato de experiências com base nas atividades do Avançando na Prática.

4) Proposta de atividades:
Texto 1: Poema tirado de uma notícia de jornal (Manuel Bandeira)
Texto 2: Bom dia (Gilberto Gil e Nana Caymmi)

5) Avaliação da oficina.

6) Reflexão para a próxima oficina: O QUE SERIA LEITURA ATIVA?

7) Lição de casa: Ler e preparar atividades do TP3 – Unidades 11 e 12.

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:

(Neste dia aconteceu meu conflito maior, pois somente esteve presente uma cursista, conforme já relatei no último e-mail enviado para a tutora Viviane, mas mesmo assim desenvolvi com ela o que foi possível dentro do que havia planejado)

Assistimos ao vídeo “O saber e o sabor” pelo computador no Laboratório de Informática da escola onde estamos oferecendo o curso e debatemos sobre o seu conteúdo. Aldana, nome desta professora, está muito animada com o curso e suas reflexões sobre sua prática são interessantíssimas. Às vezes olho para ela e percebo seus olhos brilharem com o que está sendo vivido e refletido e a todo o momento ela frisa que está gostando muito dessa oportunidade, que para ela está sendo ímpar, pois quase sempre, o que se oferece em termos de capacitação de professores aqui em Silva Jardim é mais voltado para professores do 1º segmento e ela nunca teve a oportunidade de participar de um curso de formação continuada especificamente oferecido para o professor do 2º segmento dentro de sua área.
Conforme previsto pelo roteiro da Oficina 5, revimos os conceitos básicos expostos nas unidades 9 e 10, que nos fala sobre Gêneros Textuais e partilhei com ela algumas experiências do Avançando na Prática que eu já havia aplicado em minhas turmas da EJA.
Ela, infelizmente, não havia, ainda, aplicado nenhuma atividade do Avançando na Prática naquela ocasião. Fizemos juntas algumas atividades dessas Unidades, mas não apliquei a atividade de planejamento prevista na Oficina, pois queria dar oportunidade para que ela trocasse ideias com os outros três cursistas no próximo encontro que acontecerá dia 05/06, caso eles venham.

2 comentários:

  1. Olá, Mônica! Estou certa de que você está desenvolvendo um ótimo trabalho a frente do GESTAR II, pois dinamismo, criatividade e competência não lhe faltam. Acho ótima esta oportuniade de estarmos nos reciclando.
    OBS.: Também estou "gestando" (rsrs), só que em outro município.
    Abraços!


    Elisângela Furtado (CEPM)

    ResponderExcluir