sábado, 5 de dezembro de 2009

OFICINA 12: Argumentação, produção textual e literatura para adolescentes

15º ENCONTRO: 04/12/09 – OFICINA 12: TP6 – UNIDADES 21 a 24

1) Slide motivador: A LÓGICA DE EINSTEIN

2) Estudo da teoria através dos slides sobre os temas abordados nos TPs:
• Argumentação.
• Produção textual: planejamento, escrita, revisão e edição.
• Literatura para adolescentes.

3) Debate regrado: NECESSIDADE (OU NÃO) DE SE TRABALHAR A GRAMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.
• Construção de argumentos variados:
- senso comum;
- provas concretas;
- ilustração;
- por exemplo;
- de autoridade;
- raciocínio lógico.

4) Slides com história: CATADOR DE PENSAMENTOS
• Reflexão sobre o papel do professor.

5) Análise pessoal sobre a própria habilidade de produzir um texto:
• PLANEJAMENTO + ESCRITA + REVISÃO + EDIÇÃO
• Sensibilização através dos textos do TP6 (págs.76-77-78):
- Poesia – Carlos Drummond de Andrade.
- Ah, sim, a velha poesia... – Mário Quintana.
- Texto de Arnaldo Antunes.
• Perguntas de reflexão sobre o texto escrito:
- Como você planeja o texto que vai escrever, sendo ele poético ou não?
- Você acha que escreve bem? Gosta do produto final de sua escrita?
- Que estratégias você usa para planejar a escrita e escrever?
- Que estratégias você usa para revisar e editar seus textos?

6)Apresentação das obras de literatura juvenil selecionadas e trazidas pelos cursistas.
• Definição da clientela.
• Escolha de cinco livros com argumentos convincentes.
• Propostas que apresentariam às turmas a partir da leitura.
• Planejamento de uma sequência de aulas de leitura e produção textual sobre os livros de literatura juvenil.

7) Fechamento do trabalho com os PROJETOS.

8) Avaliação da oficina.

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:
Apesar de toda correria peculiar das atividades de final de ano, os cursistas estão muito animados e envolvidos com o GESTAR, com a aplicação de suas atividades, relatórios e projetos. Como este encontro coincidiu acontecer no mesmo dia da culminância de um dos projetos da turma, que foi aplicado na mesma escola onde nos reunimos, os professores estavam muito empolgados e cheios de novidades, querendo a todo o momento socializar a experiência vivenciada pela manhã.
Não interferi, pois eu também estava muito feliz com o resultado do trabalho dos cursistas e, sobretudo com o trabalho produzido pelos alunos. Foi muito bom o resultado final do projeto de Jomar e Márcia, que versou sobre a produção, leitura e declamação de poesias, culminando com um concurso.
Eles trouxeram algumas obras literárias e trocamos ideias sobre as mesmas, inclusive rememoramos também nossas próprias leituras, muitas delas feitas quando ainda estudávamos no então 1º grau, hoje ensino fundamental. E assim corroboramos a ideia da autora da Unidade 24 do TP6, Maria Antonieta Antunes Cunha, que nos disse que “para sentirmos falta, seria necessário que tivéssemos tido a presença...” e, no nosso caso, sem exceção, todos nós tivemos o que contar de nossas leituras daquela época, provando que, de certa forma, nossa escola oportunizou esse contato com a arte literária. É certo que muitos relataram que leram alguns livros para fazer prova bimestral, o que para alguns não foi tão agradável assim, mas no geral, se temos um repertório literário em nossa memória cultural, agradecemos parte deles à ação pedagógica de nossos professores da época.
Outro momento muito forte foi vermos os slides com a história do CATADOR DE PENSAMENTOS, momento em que chegamos à conclusão de que o professor, ao trabalhar com leitura e produção textual, nada mais é do que a personificação do Sr. Rabuja, o Catador de Pensamentos.

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