sábado, 12 de dezembro de 2009

ENTREGA DE PORTFÓLIOS E PROJETOS

16º ENCONTRO: 11/12/09 – ENTREGA DE PORTFÓLIOS E PROJETOS


COLHENDO O FRUTO DE NOSSO TRABALHO

O encontro de hoje teve um gostinho especial: o de satisfação por termos concluído o curso com sucesso e também o gostinho de saudade... pois nos apegamos muito uns aos outros. Nossa caminhada foi de muita luta, coragem, descobertas, desafios e vitórias!
Hoje foi dia de apresentar o produto final de nosso trabalho... e como frutificamos!!! As sementes plantadas pelo curso encontraram, em nosso grupo, terra fértil e gestamos juntos essa realização de repensarmos nossa prática, viabilizando outros meios mais dinâmicos e funcionais de ensinar a língua portuguesa, com um viés de reflexão e interação contínua.
Alguns de nossos projetos já foram executados no segundo semestre deste ano, outros dois serão aplicados no próximo ano letivo, mas todos nós já estamos com as ideias fervilhando para iniciar o novo ano letivo com outras perspectivas metodológicas quanto ao ensino da língua, isso porque o GESTAR, além de nos embasar teoricamente falando, nos brindou com muitas sugestões de atividades, sem deixar de incentivar nossa criatividade e autonomia na prática pedagógica.
Abaixo seguem resumos dos projetos gestados com muito carinho pelos cursistas de Silva Jardim:

1) CIRANDA DE LIVROS - Irlany Florenzano do Couto Ribeiro

Público alvo: Alunos do 6º Ano – C.E. Sérvulo Mello – Silva Jardim
Objetivos:
• Incentivar a leitura e o contato com diferentes obras literárias juvenis.
• Tornar a leitura um ato prazeroso.
• Estimular a participação ativa no projeto.
Conteúdos: Leitura de diferentes obras e troca de experiências com livros de histórias juvenis.
Produto Final: Releitura artística das obras e apresentação para os outros alunos da escola.

2) ESCREVER E DECLAMAR? É SÓ COMEÇAR! – Jomar Coimbra Cardoso
Márcia Cristina Coelho
Tema: Poesia na Escola.
Público alvo: Alunos do 6º ao 9º Ano – CEPM Profª Vera Lúcia Pereira Coelho – Silva Jardim
Objetivos:
• Aproximar-se da linguagem poética, estimulando o prazer em produzir, ler e ouvir poesias.
• Produzir poesias, tendo a oportunidade de expor emoções, liberdade de criar, brincar com as palavras e fluir na imaginação.
• Despertar o prazer em ler poesias.
• Compreender a linguagem poética, levando a revelar ideias, opiniões, sentimentos e talentos aos escrever poemas.
• Desenvolver a competência de comunicação oral e escrita.
• Assegurar a função social da escrita, fazendo com que os poemas produzidos tenham um leitor real, uma vez que os textos serão lidos, declamados e expostos em murais e livros.
Conteúdos: Linguagem poética, poesia.
Culminância: Concurso de Poesia.
Produto Final: Edição de um livro de poesias.



3) LENDO E RELENDO O MUNDO – Aldana Carvalho Pires

Tema: Leitura e produção textual
Público alvo: Alunos do 6º ao 9º Ano – E.E.M. Imbaú – Silva Jardim
Objetivos:
• Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, as experiências, ideias, opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os, quando necessário.
• Reconhecer a leitura como fonte essencial para produzir textos.
• Reconhecer, organizar e utilizar nas produções os recursos lingüísticos presentes nos textos.
• Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral, familiarizando-se com os gêneros.
• Adequar textos ao gênero escolhido para comunicar suas ideias.
Conteúdo: Textos de variados gêneros.
Culminância: Mostra dos trabalhos através de um mural/painel.
Passeio à Biblioteca Nacional.

4) O PRAZER EM CONHECER GÊNEROS TEXTUAIS – Luciana da Conceição

Tema: Textos de variados gêneros.
Público alvo: Alunos das Fases V a VIII da EJA – E.M. Omar Faria Alfradique – Silva Jardim
Objetivos:
• Estimular um processo de ensino e de aprendizagem voltado para a busca da leitura, análise e produção de variados gêneros textuais.
• Oportunizar o contato, reflexão e observação no mundo da leitura.
• Interpretar variados gêneros textuais.
• Reconhecer e utilizar variados recursos lingüísticos textuais.
• Identificar e utilizar diferentes formas de expressão.
Conteúdo: Textos de variados gêneros.
Culminância: Exposição dos trabalhos realizados ao longo dos semestres letivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário