sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Oficina 9: O TEXTO E A INTERTEXTUALIDADE NAS EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DA LÍNGUA

10º ENCONTRO: 09/10/09 – OFICINA 09: TP1 – UNIDADES 03 e 04

1) Discussão dos pontos que apresentaram dificuldades sobre os assuntos abordados nas unidades 03 e 04 do TP1:
O TEXTO COMO CENTRO DAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA
• Afinal, o que é texto?
• Por que trabalhar com textos?
• Os pactos da leitura.
A INTERTEXTUALIDADE
• O diálogo entre textos: a intertextualidade.
• As várias formas de intertextualidade.
• O ponto de vista.
OBS. Neste momento, expliquei o problema conceitual (detectado pela equipe da UNB) em relação ao TP1, mais especificamente sobre o exposto nas Unidades 1 e 2, cuja oficina já havia acontecido antes do 2º Encontro de Formação em Arraial do Cabo.

2) Estudo do material dos slides: CONVERSA SOCIOLINGUÍSTICA: A VARIAÇÃO E A MUDANÇA. (Disponibilizados pela tutora Guiana – Arraial do Cabo).

3) Partilha da leitura do texto: CHICO BENTO – O ORADOR DA TURMA (História em quadrinho)

4) Apresentação e leitura dos slides: TEXTO – Ingedore Koch: LER E COMPREENDER OS SENTIDOS DO TEXTO.

5) Produção textual a partir da poesia DESEJO – Carlos Drummond de Andrade.
• Socialização das poesias, pois as mesmas foram produzidas endereçadas a um dos colegas da turma, exteriorizando o que desejamos ao outro.

6) Vídeo da TV Escola sugerido pela formadora Berenice:
• O QUE ACONTECE QUANDO LEMOS.
• Análise voltada para as estratégias de leitura:
a) decodificação;
b) compreensão;
c) seleção;
d) antecipação;
e) inferência;
f) checagem.

7) Texto: A LÍNGUA – Fábula de tradição judaica.
• Proposta de um plano de atividade de leitura e de uma atividade de produção textual a partir do texto.

8) Avaliação da oficina.

9) Preparando a próxima oficina: Que aspectos sobre LEITURA e PRODUÇÃO DE TEXTO são pertinentes discutir para aperfeiçoar nossa prática pedagógica?
AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:
Nossos encontros têm se tornado momentos ímpares de discussão e debate. Nesta oficina, por exemplo, conversamos muito sobre os aspectos da variação linguística, principalmente no tocante à seleção de textos que vamos trabalhar com nossos alunos.
Foi interessante também reanalisarmos, com um novo olhar, o conteúdo abordado na última oficina, agora, sob a perspectiva da crítica construtiva do nosso saber. A contribuição dada através do material disponibilizado pela tutora Guiana, no nosso 2º Encontro de Formação, em Arraial do Cabo, muito colaborou para o aprofundamento de nossa reflexão sobre os assuntos estudados: “A leitura e a compreensão dos sentidos do texto” , de Ingedore Koch e “Conversa sociolinguística: a variação e a mudança”.
O vídeo da TV Escola “O que acontece quando lemos” também muito nos ajudou a refletir sobre essa prática da leitura que nos circunda no dia a dia e nem nos damos conta das muitas estratégias que utilizamos para efetuá-la.
A proposta de produção textual a partir da poesia Desejo, de Carlos Drummond de Andrade, foi muito interessante, pois se tornou um momento de exteriorização de sentimentos e muito carinho entre os cursistas. Nós amamos escrever um para o outro, pois existe uma cumplicidade e um carinho muito grande entre nós. Foi emocionante

Nenhum comentário:

Postar um comentário