8º ENCONTRO: 04/09/09 – OFICINA 07: TP5 – UNIDADES 19 e 20
1) Apresentação dos slides com resumo dos assuntos tratados nas unidades 19 e 20:
COESÃO TEXTUAL:
• Marcas de coesão.
• Os elos coesivos.
• A progressão textual.
RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO:
• A lógica do(no) texto.
• A negação.
• Significados implícitos.
2) Relato de experiências de acordo com as atividades aplicadas da seção AVANÇANDO NA PRÁTICA.
3) Aprofundamento dos assuntos contemplados nas duas oficinas.
Fatores de coerência, segundo Koch e Travaglia:
• Elementos lingüísticos.
• Conhecimento de mundo.
• Conhecimento partilhado.
• Inferência.
Fatores de coerência, segundo Marcuschi:
• Elementos contextualizados (perspectivos e prospectivos)
• Situacionalidade.
• Informatividade (graus de previsibilidade).
• Focalização.
• Intertextualidade.
• Intencionalidade e aceitabilidade.
• Consistência e relevância.
Tipos, fatores e elementos de coesão, sengundo Ingedore Koch:
• Coesão referencial:
1. pronominalização.;
2. sinonímia;
3. hiponímia;
4. hiperonímia;
5. epíteto;
6. nominalização;
7. símbolos;
8. termos vicários;
9. elipse;
10. ampliações.
• Coesão seqüencial:
1. temporal;
2. conectivos;
3. condição;
4. causalidade;
5. complementação;
6. restrição ou delimitação;
7. mediação;
8. paralelismo.
4) Análise do texto proposto pela oficina da Unidade 20 (anúncio do residencial com serviços), seguindo o roteiro também proposto na oficina.
5) Análise de figuras retiradas de revistas, que serviriam de mote (alvo) do anúncio. Escrita do anúncio utilizando a figura escolhida pelo cursista (Emprego da linguagem verbal e não-verbal). Apresentação do trabalho produzido pelo grupo.
6) Orientações sobre o PROJETO FINAL. Discussão sobre possíveis temas, metodologia, justificativa, objetivos e outras partes do projeto pedagógico.
7) Avaliação da oficina.
AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:
Nosso encontro foi muito produtivo. Percebemos que precisamos estudar mais sobre os assuntos propostos, coesão e coerência, pois apesar de não serem especificamente novos, a abordagem atual que se faz sobre esses assuntos, para muitos de nós, ainda é incipiente, pois se analisam aspectos aos quais, antes, não dávamos tanta relevância. Trabalhar leitura e produção de textos, observando tais fatores, tanto de coesão quanto de coerência, torna nosso trabalho e nossos textos mais significativos, porém não achamos tão simples de realizá-lo.
Seria muito bom se tivéssemos mais tempo para explorar, em sala de aula, todos os aspectos linguísticos abordados nestas últimas unidades. Percebemos também que falta apoio estrutural para aplicação de tais atividades. No caso específico de nossa realidade, por vezes, temos dificuldades inclusive de tirar cópias dos textos que pretendemos trabalhar com nossos alunos.
A falta de apoio e incentivo ao professor cursista também é outro ponto negativo. Entre várias dificuldades, por exemplo, podemos citar que o curso indica várias referências bibliográficas e muitas vezes o professor não tem acesso a essas fontes. Temos trabalhado com empréstimos de livros, troca de apostilas, xérox, mas o ideal seria que cada professor tivesse condições de adquirir o seu livro.
Aproveitando o assunto estudado nas duas últimas oficinas, parece-nos incoerente se falar em melhoria de educação, se não se melhoram efetivamente as condições de se fazer uma educação de qualidade.
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PARABÉNS PELO ENTUSIASMO E COMPROMISSO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA! VOCÊ É UM EXEMPLO!
ResponderExcluirBEIJOS,
VIVIANE