segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Oficina 6: Estilística e Coerência textual

7º ENCONTRO: 21/08/09 – OFICINA 6: TP5 – UNIDADES 17 e 18

1) Apresentação dos slides com resumo dos assuntos tratados nas unidades 17 e 18:
ESTILÍSTICA:
• Noção de estilo.
• Objetivo da Estilística.
• A estilística do som e da palavra: aliteração, assonância, ritmo, rima, métrica, onomatopéia, metáfora, metonímia, estrangeirismo, arcaísmos, regionalismos, gíria.
• A estilística da frase e da enunciação: frase e discurso direto, indireto e indireto livre.
COERÊNCIA TEXTUAL:
• Continuidade de sentidos.
• A construção de coerência textual.
• As partes do todo.
• Tipos de coerência(Van Dijk e Kintsch,1983): semântica, sintática, estilística e pragmática.
• Fatores de coerência: Elementos lingüísticos, conhecimento de mundo, conhecimento partilhado, inferência, contextualização, situacionalidade, informatividade, focalização, intertextualidade, intencionalidade e aceitabilidade, consistência e relevância.
2) Partilha das experiências das atividades da seção Avançando na Prática.
3) Socialização de textos: Leitura e análise de textos variados sobre os temas abordados nas unidades:
• “Minha inguinorância é pobrema meu!” (Luís Fernando Veríssimo)
• “Gente!!!!!” (E-mail da jovem Carol por ocasião do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 – EUA)
• “Correção ortográfica” (Autoria desconhecida)
• “Nóis mudemos” (Fidêncio Bogo)
• “Da difícil arte de redigir um telegrama” (Jô Soares)
4) Remontagem de um texto redigido por outro autor com coerência.
• Texto: “A corrida para clonar seres humanos” (Robin Marantz Hening)
(O texto foi recortado em tiras pelos parágrafos e os cursistas, a partir da leitura das tiras, tinham que montar o texto, formando um todo coerente).
5) Análise da construção da coerência do texto publicitário sobre FURNAS:
• Articulação entre informações do texto e experiências prévias.
• Relação dos sentidos construídos pela linguagem verbal e não verbal.
• Efeitos de sentido e a unidade textual.
6) Socialização de questões de prova do SAERJ – Sistema de avaliação do Estado do Rio de Janeiro – de acordo com os descritores do SAEB.
7) Avaliação da oficina.

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:
O encontro do dia 21/08 foi muito bom e produtivo. Primeiramente porque estávamos muito tempo sem nos reunir, pois esse surto de gripe desconectou nossa agenda, e também porque mesmo sem oficina, não deixamos de nos comunicar via e-mail e não deixamos de produzir nem de estudar. Só as atividades do Avançando na Prática é que ficaram para ser aplicadas agora nesta semana, pois os alunos também estavam sem aula.
Conversamos muito sobre Estilística e Coerência, pois esses assuntos foram objeto de nosso estudo nestas unidades do TP5. Enriquecemos nossa reflexão com a leitura dos textos citados na pauta e o que conseguimos de material de outras referências bibliográficas, também estamos trocando, pois assim pensamos que enriquecemos nosso conhecimento sobre os temas abordados pelo programa. Vale a pena ressaltar que estamos nos dando a oportunidade de não somente melhorar nossas aulas, mas estudar assuntos novos e aprofundar nosso conhecimento, pois muitos de nós já concluíram a graduação ou especialização há algum tempo e é sempre bom e necessário procurar conhecer mais e melhor as nuances de nossa área de atuação.
Esse curso também tem aproximado muito o grupo e percebemos um carinho mútuo entre os participantes. Sentimos falta uns dos outros e saudade dos encontros. A jornada é cansativa, mas muito prazerosa.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Nossos cursistas...


Aí está a Márcia Cristina Coelho, professora do 6º ano do CEPM Profª Vera Lúcia P. Coelho. Em sua apresentação, ela destacou "a palavra CORAÇÃO e recomenda que vejamos a AUTO-ESTIMA. Que matéria melhor uma escola poderia ensinar?"


Este é o Jomar Coimbra Cardoso, professor que mora em Saquarema e leciona no CEPM Profª Vera Lúcia P. Coelho, em Silva Jardim, em turmas do 6º ano. Citando Lya Luft em seu trabalho, "Palavras se desgastam feito pedras roladas em fundo de rio. No silêncio escutamos nossos próprios desejos e carências, e os dos outros". É muito bom gestar com Jomar, como ele mesmo diz, "ele é um bom menino!".



Esta é Irlany Florenzano do Couto Ribeiro, professora do CEPM Profª Vera Lúcia P. Coelho e do C. E. Sérvulo Mello. Para ela, "uma relação de confiança envolve transparência, conhecer e entender você...Mas pode ir além...Afinal, quem nunca sonhou em voar para longe?"





Esta é Aldana Carvalho Pires, professora do 6º e 7º ano da E.E.M. Imbaú, expondo seu trabalho na dinâmica de apresentação. Para ela, "A vida, assim, jamais cansa. Viver tão só de momentos. A felicidade está em acreditar que cada dia pode ser diferente do outro..."