terça-feira, 27 de outubro de 2009

Oficina 10: GRAMÁTICA E SEUS VÁRIOS SENTIDOS

11º ENCONTRO: 23/10/09 – OFICINA 10: TP2 – UNIDADES 05 e 06

1) Estudo da parte teórica do TP2 – Unidades 05 e 06, com apresentação de slides alusivos aos temas:
GRAMÁTICA: SEUS VÁRIOS SENTIDOS
• A gramática interna e o ensino produtivo.
• A gramática descritiva e o ensino reflexivo.
• A gramática normativa e o ensino prescritivo.

A FRASE E SUA ORGANIZAÇÃO
• O que é frase?
• O período e a oração.
• As várias possibilidades de organização da frase e do período.

2) Relato de experiências de acordo com as atividades aplicadas do Avançando na Prática e entrega de relatórios.

3) Produção de texto a partir dos ditados populares.
• O que significa para você SER PROFESSOR.

4) Troca de ideias sobre os projetos. Início do esboço dos projetos.
• Sugestão: Análise de projetos publicados pela revista Nova Escola.

5) Avaliação da oficina.

6) Antecipando reflexões sobre a próxima oficina:
• Quais são os sentidos da palavra GÊNERO? Qual desses sentidos interessa especialmente ao ensino da Língua Portuguesa? Por quê?

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:
Nesse encontro analisamos as abordagens possíveis de serem feitas acerca da gramática. Percebemos que o ensino pode variar de acordo com a abordagem da gramática que usamos para dar aulas de língua portuguesa. O ensino pode ser meramente prescritivo, quando apoiamos nossas aulas somente no conhecimento da gramática normativa, prática pouco producente, se nosso objetivo maior é instrumentalizar o aluno para o uso da língua nos vários momentos de comunicação interacional. Se usarmos os tópicos desenvolvidos pela gramática descritiva, o ensino tenderá a ser reflexivo. Contudo, se fizermos também a abordagem visando à análise da gramática interna da língua, o ensino então será, de fato, produtivo, considerando toda a gama de variações que nossa língua pátria admite.
Essa prática exige que o professor planeje suas aulas a partir de textos de variados gêneros e proponha atividades de leitura, compreensão e produção textual que realmente façam sentido para sua prática no cotidiano, como ser social, pensante, reflexivo, ativo, comunicativo. Somente assim estaremos formando cidadãos autônomos, críticos e participativos, conforme prevê nossa legislação.
Quanto ao segundo assunto abordado: As várias possibilidades de organização das frases e dos períodos, produzimos textos maravilhosos a partir dos ditados populares, falando de nossa prática de SER PROFESSOR. Também já começamos a socializar o esboço de nossos projetos. Nesse momento houve muita troca de experiências.

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