sábado, 12 de dezembro de 2009

AVALIAÇÃO DO GESTAR II - SILVA JARDIM



O GESTAR NA VISÃO DE JOMAR


O Curso Gestar faz parte da formação continuada dos professores. Seu objetivo é aprimorar os docentes da disciplina Língua Portuguesa, dando-lhes novos conhecimentos para a praticidade em sala de aula, portanto é profícua sua realização na educação.
O curso é bastante dinâmico, além de teórico é também prático. O que se discutia com a formadora e o grupo era aplicado com os alunos do CEPM Vera Lúcia Pereira Coelho, o que mostra que explorou-se a sua praticidade na sala de aula.
É importante registrar que ele é extremamente pertinente para ser utilizado no cotidiano do professor. A formadora Mônica é bastante competente como educadora, dedicando-se, sobremaneira, para o êxito de sua missão. A coordenadora Vilma esteve sempre presente, principalmente no momento crucial e significante, que foi na culminância de nosso projeto: Concurso de Poesia.
Portanto, considero a realização do curso excelente, esperando ser agraciado com convites para outros cursos semelhantes a este.
Jomar Coimbra Cardoso (11/12/09)




O GESTAR NA VISÃO DE LUCIANA

É com imensa satisfação que venho realizar a avaliação do Gestar II - Língua Portuguesa.
Torna-se muito gratificante chegar ao final do curso e ter a certeza de dever cumprido!
Todas as leituras, trabalhos, relatórios, oficinas, trocas de experiências contribuíram para meu aperfeiçoamento como docente de Língua Portuguesa.
Realmente foi um ano muito difícil, cumprir essa tarefa não foi fácil, pois estava em comprometimento com novos desafios e responsabilidades. Confesso que em alguns momentos o cansaço me incentivou a desistir, mas tive consciência de que todo o esforço valeria a pena e contribuiria para meu crescimento profissional e pedagógico.
Não posso me esquecer de relatar que nessa caminhada conheci pessoas maravilhosas que me incentivaram e acrescentaram coisas positivas, pessoas também que batalharam e superaram obstáculos, enfim, pessoas que também são vencedoras.
Agradeço a Mônica, que mais que formadora, foi uma excelente parceira nesse processo. Sempre muito dedicada, que me levou a várias reflexões de atitudes pedagógicas, bem como me levou a ver com outros olhos o ensino da Língua Portuguesa.
Tudo foi muito trabalhoso, porém muito especial. Só tenho a agradecer...
Sinto-me feliz por ter vencido mais uma etapa de minha vida!
(Luciana - 11/12/09)



O GESTAR NA VISÃO DE IRLANY

O curso foi muito proveitoso, o material excelente e de fácil execução.
Os pontos positivos foram a troca de experiências e um maior conhecimento na área.
Os pontos negativos foram que poucos professores de Língua Portuguesa participaram do curso.
A formadora é especialmente "sem comentários".
Que venha o Gestar III!!!!
(Irlany - 11/12/09)



O GESTAR NA VISÃO DE MÁRCIA

O Gestar II, para mim, foi de grande valia, pois propiciou a reavaliação da minha prática pedagógica, além de favorecer a troca de experiências e ideias com outros colegas da área.
(Márcia - 11/12/09)



O GESTAR NA VISÃO DE ALDANA

O curso foi excelente!
Gostaria de destacar a boa vontade, o esforço e a compreensão da formadora Mônica.Obrigada pela paciência!
Alguns pontos foram negativos, como por exemplo, a falta de apoio no material e recurso para realização das tarefas.
Os pontos positivos foram: a troca de experiências e aprender mais um pouco para colocar em prática em sala de aula.
Enfim, só tenho a agradecer e perguntar: Quando srá o próximo?
(Aldana - 11/12/09)

ENTREGA DE PORTFÓLIOS E PROJETOS

16º ENCONTRO: 11/12/09 – ENTREGA DE PORTFÓLIOS E PROJETOS


COLHENDO O FRUTO DE NOSSO TRABALHO

O encontro de hoje teve um gostinho especial: o de satisfação por termos concluído o curso com sucesso e também o gostinho de saudade... pois nos apegamos muito uns aos outros. Nossa caminhada foi de muita luta, coragem, descobertas, desafios e vitórias!
Hoje foi dia de apresentar o produto final de nosso trabalho... e como frutificamos!!! As sementes plantadas pelo curso encontraram, em nosso grupo, terra fértil e gestamos juntos essa realização de repensarmos nossa prática, viabilizando outros meios mais dinâmicos e funcionais de ensinar a língua portuguesa, com um viés de reflexão e interação contínua.
Alguns de nossos projetos já foram executados no segundo semestre deste ano, outros dois serão aplicados no próximo ano letivo, mas todos nós já estamos com as ideias fervilhando para iniciar o novo ano letivo com outras perspectivas metodológicas quanto ao ensino da língua, isso porque o GESTAR, além de nos embasar teoricamente falando, nos brindou com muitas sugestões de atividades, sem deixar de incentivar nossa criatividade e autonomia na prática pedagógica.
Abaixo seguem resumos dos projetos gestados com muito carinho pelos cursistas de Silva Jardim:

1) CIRANDA DE LIVROS - Irlany Florenzano do Couto Ribeiro

Público alvo: Alunos do 6º Ano – C.E. Sérvulo Mello – Silva Jardim
Objetivos:
• Incentivar a leitura e o contato com diferentes obras literárias juvenis.
• Tornar a leitura um ato prazeroso.
• Estimular a participação ativa no projeto.
Conteúdos: Leitura de diferentes obras e troca de experiências com livros de histórias juvenis.
Produto Final: Releitura artística das obras e apresentação para os outros alunos da escola.

2) ESCREVER E DECLAMAR? É SÓ COMEÇAR! – Jomar Coimbra Cardoso
Márcia Cristina Coelho
Tema: Poesia na Escola.
Público alvo: Alunos do 6º ao 9º Ano – CEPM Profª Vera Lúcia Pereira Coelho – Silva Jardim
Objetivos:
• Aproximar-se da linguagem poética, estimulando o prazer em produzir, ler e ouvir poesias.
• Produzir poesias, tendo a oportunidade de expor emoções, liberdade de criar, brincar com as palavras e fluir na imaginação.
• Despertar o prazer em ler poesias.
• Compreender a linguagem poética, levando a revelar ideias, opiniões, sentimentos e talentos aos escrever poemas.
• Desenvolver a competência de comunicação oral e escrita.
• Assegurar a função social da escrita, fazendo com que os poemas produzidos tenham um leitor real, uma vez que os textos serão lidos, declamados e expostos em murais e livros.
Conteúdos: Linguagem poética, poesia.
Culminância: Concurso de Poesia.
Produto Final: Edição de um livro de poesias.



3) LENDO E RELENDO O MUNDO – Aldana Carvalho Pires

Tema: Leitura e produção textual
Público alvo: Alunos do 6º ao 9º Ano – E.E.M. Imbaú – Silva Jardim
Objetivos:
• Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, as experiências, ideias, opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os, quando necessário.
• Reconhecer a leitura como fonte essencial para produzir textos.
• Reconhecer, organizar e utilizar nas produções os recursos lingüísticos presentes nos textos.
• Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral, familiarizando-se com os gêneros.
• Adequar textos ao gênero escolhido para comunicar suas ideias.
Conteúdo: Textos de variados gêneros.
Culminância: Mostra dos trabalhos através de um mural/painel.
Passeio à Biblioteca Nacional.

4) O PRAZER EM CONHECER GÊNEROS TEXTUAIS – Luciana da Conceição

Tema: Textos de variados gêneros.
Público alvo: Alunos das Fases V a VIII da EJA – E.M. Omar Faria Alfradique – Silva Jardim
Objetivos:
• Estimular um processo de ensino e de aprendizagem voltado para a busca da leitura, análise e produção de variados gêneros textuais.
• Oportunizar o contato, reflexão e observação no mundo da leitura.
• Interpretar variados gêneros textuais.
• Reconhecer e utilizar variados recursos lingüísticos textuais.
• Identificar e utilizar diferentes formas de expressão.
Conteúdo: Textos de variados gêneros.
Culminância: Exposição dos trabalhos realizados ao longo dos semestres letivos.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Culminância do Projeto "ESCREVER E DECLAMAR? É SÓ COMEÇAR!"


PROJETO: "ESCREVER E DECLAMAR? É SÓ COMEÇAR!"

AUTORES: Jomar Coimbra Cardoso
Marcia Cristina Coelho
PÚBLICO ALVO: Alunos do C.E.P.M. Profª Vera Lúcia Pereira Coelho - Silva Jardim.

TEMA: Poesia na escola.

CULMINÂNCIA: Concurso de poesias



"A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada."(Afonso Romano de Sant'Ana)



"Se o professor não se sensibilizar com o poema, dificilmente conseguirá emocionar seus alunos".




"A escola pode e deve ser um lugar onde a aproximação com a poesia aconteça concretamente, permitindo ao aluno, conhecer autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético, através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia". (Márcia e Jomar - Projeto apresentado como conclusão do curso GESTAR II - Silva Jardi - 2009)

Melhor intérprete: Valdelina - 6º Ano - Autora da poesia "Vida saudável".

1º Lugar: Poesia - "Professor" - Gisele - 8º Ano.

2º Lugar: "Livre para voar" - Josiane - 6º Ano.

3º Lugar: "Natureza em desalinho" - Vitória - 6º Ano.

OFICINA 12: Argumentação, produção textual e literatura para adolescentes

15º ENCONTRO: 04/12/09 – OFICINA 12: TP6 – UNIDADES 21 a 24

1) Slide motivador: A LÓGICA DE EINSTEIN

2) Estudo da teoria através dos slides sobre os temas abordados nos TPs:
• Argumentação.
• Produção textual: planejamento, escrita, revisão e edição.
• Literatura para adolescentes.

3) Debate regrado: NECESSIDADE (OU NÃO) DE SE TRABALHAR A GRAMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.
• Construção de argumentos variados:
- senso comum;
- provas concretas;
- ilustração;
- por exemplo;
- de autoridade;
- raciocínio lógico.

4) Slides com história: CATADOR DE PENSAMENTOS
• Reflexão sobre o papel do professor.

5) Análise pessoal sobre a própria habilidade de produzir um texto:
• PLANEJAMENTO + ESCRITA + REVISÃO + EDIÇÃO
• Sensibilização através dos textos do TP6 (págs.76-77-78):
- Poesia – Carlos Drummond de Andrade.
- Ah, sim, a velha poesia... – Mário Quintana.
- Texto de Arnaldo Antunes.
• Perguntas de reflexão sobre o texto escrito:
- Como você planeja o texto que vai escrever, sendo ele poético ou não?
- Você acha que escreve bem? Gosta do produto final de sua escrita?
- Que estratégias você usa para planejar a escrita e escrever?
- Que estratégias você usa para revisar e editar seus textos?

6)Apresentação das obras de literatura juvenil selecionadas e trazidas pelos cursistas.
• Definição da clientela.
• Escolha de cinco livros com argumentos convincentes.
• Propostas que apresentariam às turmas a partir da leitura.
• Planejamento de uma sequência de aulas de leitura e produção textual sobre os livros de literatura juvenil.

7) Fechamento do trabalho com os PROJETOS.

8) Avaliação da oficina.

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:
Apesar de toda correria peculiar das atividades de final de ano, os cursistas estão muito animados e envolvidos com o GESTAR, com a aplicação de suas atividades, relatórios e projetos. Como este encontro coincidiu acontecer no mesmo dia da culminância de um dos projetos da turma, que foi aplicado na mesma escola onde nos reunimos, os professores estavam muito empolgados e cheios de novidades, querendo a todo o momento socializar a experiência vivenciada pela manhã.
Não interferi, pois eu também estava muito feliz com o resultado do trabalho dos cursistas e, sobretudo com o trabalho produzido pelos alunos. Foi muito bom o resultado final do projeto de Jomar e Márcia, que versou sobre a produção, leitura e declamação de poesias, culminando com um concurso.
Eles trouxeram algumas obras literárias e trocamos ideias sobre as mesmas, inclusive rememoramos também nossas próprias leituras, muitas delas feitas quando ainda estudávamos no então 1º grau, hoje ensino fundamental. E assim corroboramos a ideia da autora da Unidade 24 do TP6, Maria Antonieta Antunes Cunha, que nos disse que “para sentirmos falta, seria necessário que tivéssemos tido a presença...” e, no nosso caso, sem exceção, todos nós tivemos o que contar de nossas leituras daquela época, provando que, de certa forma, nossa escola oportunizou esse contato com a arte literária. É certo que muitos relataram que leram alguns livros para fazer prova bimestral, o que para alguns não foi tão agradável assim, mas no geral, se temos um repertório literário em nossa memória cultural, agradecemos parte deles à ação pedagógica de nossos professores da época.
Outro momento muito forte foi vermos os slides com a história do CATADOR DE PENSAMENTOS, momento em que chegamos à conclusão de que o professor, ao trabalhar com leitura e produção textual, nada mais é do que a personificação do Sr. Rabuja, o Catador de Pensamentos.